Janeiro de 2010

 

Por data:

Página Inicial

Página Inicial do Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte - 30 de janeiro de 2010
Sábado - 23h51min


Lei da Anistia: o mundo dá voltas amplas, gerais e irrestritas.

Anistia ampla, geral e irrestrita foi uma das principais palavras de ordem do movimento democrático no período da ditadura militar.

Em uma época em que a repressão política apertou o cerco, inclusive com campanhas como o famigerado "Brasil, ame-o ou deixe-o!", muita gente sofreu na mão da ditadura. E não se tratava de amar o Brasil ou deixá-lo, mas de deixá-lo ou "ser passado na espada".

Foi neste contexto que surgiu o movimento pela anistia. E para esse pessoal perseguido, os presos, exilados, cassados e destituídos de seus empregos, é que foi proposta uma anistia ampla.

Não foram, os agentes da repressão que organizaram a campanha. Não foram eles que lutaram pela anistia. Mas isso é coisa do passado, já que agora aderiram.

Hoje o lema da anistia ampla, geral e irrestrita serve, também, para a defesa dos agentes que atuaram na repressão. Ao menos é isso que se pode depreender do parecer da Procuradoria Geral da República na ADPF n° 153.

Continue lendo »»

Belo Horizonte - 25 de Janeiro de 2010
Segunda-feira - 17:27h

Sistemática da aplicação subsidiária das regras de direito societário.

Dentro do possível, sem correria e nem desespero, tenho disponibilizado, neste sítio, alguns arquivos de apoio aos estudos.

Desde o Modelo de Letra de Câmbio em Flash, passando por avaliações corrigidas e exercícios de revisão, aos poucos vão sendo supridas as lacunas percebidas em sala de aula.

Hoje adicionei um arquivo que trata da sistemática de aplicação subsidiária das regras de direito societário . Mais especificamente, de como uma sociedade é regida subsidiariamente pelos dispositivos que tratam de outras.

Nada muito complexo, o arquivo não é um livro e nem um artigo. Menos, muito menos, é apenas um esquema digital para a organização das idéias.

Faça bom proveito, críticas e sugestões.

Sistemática da aplicação subsidiária das regras de direito societário »»

Belo Horizonte - 23 de Janeiro de 2010
Sábado - 15:43h

Esquentando a Máquina: prova de Direito Empresarial da OAB/MG de agosto de 2009, corrigida e comentada.

Eu sei, eu sei...

Época de recesso não é hora de pensar em provas ou “exorcícios”. Ontem, contudo, fiquei sem sono, e aproveitei para colocar o “site” em dia.

É claro que não cumpri a "tarefa". Mas como o objetivo também era atrair o sono, entendi por bem resolver a prova de Direito Empresarial da OAB/MG, da 1° fase do exame de agosto de 2009. E aí está, para alunos e interessados.

A resolução consiste no comentário de cada uma das afirmativas, em confronto com a doutrina e com o direito vigente. Fico devendo a prova de setembro de 2009.

Por enquanto, pare de contar carneirinhos, e confira as que estão disponíveis. Se não te derem sono, ao menos darão fome. E isso eu posso garantir por experiência própria.

OAB/MG – Agosto de 2009.
OAB/MG – Abril de 2009.
OAB/MG - Dezembro de 2008.
OAB/MG - Agosto de 2008.

Belo Horizonte - 07 de janeiro de 2010
Quinta-feira - 11h14min


Garota, escolha já seu Nerd.

Essa dica vem lá de Uberlândia.

"O Nerd de hoje é o cara rico de amanhã.
O Nerd de hoje é o cara lindo de amanhã.
O Nerd de hoje é o bom marido de amanhã.
Garota escolha já seu Nerd."

Quem me conhece sabe: o período que vai do natal ao ano novo, invariavelmente, eu passo é lá, no “Dão”, com a família. É o tal natal em terra natal (trocadilho infame, eu sei), que não falha nunca.

E é de lá que vem a banda “Os Seminovos”, de que trato nesta postagem. Os caras, convenhamos, fazem parte da história cultural da região, e como dizem por aí, estão bem rodados, mas em “ótimo estado de conservação”.

Segue o vídeo da música "Escolha já seu Nerd", após o que, continuo.

Continue lendo e ouça o Hit »»

Blog do Bigus - Copyright © 2008-2010 - Claudio Henrique Ribeiro da Silva - Alguns direitos reservados.