Julho de 2009

 

Por data:

Página Inicial

Página Inicial do Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte - 30 de julho de 2009
Quinta-feira - 17h00min

Confira o Controle de Frequência dos Senadores da República.

Levantamento feito pelo “sítio” Congresso em Foco “online” traz o controle de freqüência dos Senadores da República no primeiro semestre do ano de 2009. Lenha na fogueira, já que o rei das ausências é o próprio presidente da casa: o enlameado e imortal José Sarney

Não defendo a idéia de que o mandato deva ser exercido exclusivamente nas reuniões de comissões ou de plenário. Vejo legitimidade, também, em ações parlamentares que extrapolem os limites físicos do prédio em que está instalado o Senado Federal, na medida em que se tratem de ações relacionadas ao interesse dos estados representados. Em outras palavras, não sou daqueles que dá bomba ou aprova por frequência. Mas é disso que a pesquisa trata, e por este critério, "Minas são muitas".

Continue lendo, e conheça o levantamento em sua totalidade»»

Belo Horizonte - 09 de julho de 2009
Quinta-feira - 21h20min

O Diploma de Jornalismo e a “PEC da Lua".

Os leitores deste blog conhecem minha opinião sobre o tema. Sou totalmente contrário à exigência de formação específica para o exercício da profissão de jornalista. Fiquei satisfeito, portanto, com a decisão do STF no Recurso Extraordinário n° 511961.

Ainda assim, acho compreensível que entidades de classe de jornalismo, assim como a generalidade dos estudantes da área, tomem posição em defesa da obrigatoriedade do diploma. O que não é razoável, e me parece desonesto, é a defesa da exigência de diploma para a prática do jornalismo sob o argumento de que se trate de algo benéfico para a sociedade.

É como se o Mcdonalds usasse o slogan: “Coma aqui porque faz bem para você”.

E é nestes termos que se pretende justificar a PEC 386/2009, cujo objetivo é restabelecer a obrigatoriedade do diploma para o jornalismo.

De autoria do deputado jornalista Paulo Pimenta (PT-RS), a referida PEC bem poderia ser do Michael Jackson, pois é tal e qual o Moonwalk.

Moonwalk, para quem não sabe, é aquele passo de dança eternizado por Michael, em que o sujeito parece estar andando para frente quando na verdade se movimenta para trás. É tal como uma “Moonwalking PEC”: parece ser um avanço, mas é na verdade um retrocesso.

Continue lendo, e conheça a PEC da Lua »»

Belo Horizonte - 07 de julho de 2009
Terça-feira - 23h57min

O julgamento do homicídio ocorrido em Ouro Preto na Festa do Doze de 2001 chegou ao fim: o juri inocentou os acusados.

Me lembro desta história como se fosse ontem.

Na tradicional festa ouro-pretana do Doze de Outubro do ano de 2001, uma turista hospedada em uma das repúblicas da cidade apareceu morta no cemitério das mercês, em meio a rituais de magia negra e jogos de RPG.

Ao menos foi isso o que a mídia, na ocasião, noticiou.

Para além dos envolvidos na história, os efeitos quanto à fama da cidade foram visíveis. No carnaval dos anos seguintes houve uma sensível queda no número de turistas, iniciando uma tendência que só foi revertida com o decurso do tempo.

Além disso, sei por relatos, que mães se esforçaram para que filhos não prestassem vestibular na UFOP. Ouro Preto dava medo, assim como os jogos de RPG.

E foi assim que o referido assassinato teve um impacto que extravasou as vidas dos envolvidos.

Pois tal crime foi finalmente julgado, e o Júri inocentou os acusados.

(leitor) - Com assim Bigus?!? Quer dizer que a moça morreu sozinha???

Continue lendo »»

Blog do Bigus - Copyright © 2008-2009 - Claudio Henrique Ribeiro da Silva - Alguns direitos reservados.